quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Convention Bureau confirma João Pessoa (PB) como sede das Olimpíadas Escolares 2011.

Copa 2014 e Olimpíadas 2016, é nesse ritmo que a cidade de João Pessoa (PB) vai receber mais um importante evento esportivo. Trata-se das Olimpíadas Escolares 2011que trará a capital mais de 3500 atletas. A informação repassada é do Gerente Executivo do Convention Bureau de João Pessoa, turismólogo Ferdinando Lucena, que esteve na cidade do Rio de Janeiro/RJ participando com a Prefeitura de João Pessoa do processo de captação, onde divulgou as potencialidades do destino Paraíba e seus equipamentos hoteleiros, gastronômicos e de entretenimento, além dos espaços e equipamentos para eventos da capital. Diante disso, O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte, oficializou ao Convention Bureau e a Prefeitura de João Pessoa a definiçã o das cidades que receberão as Olimpíadas Escolares e Universitárias de 2011 e 2012. Após um processo semelhante ao do Comitê Olímpico Internacional para os J ogos Olímpicos - com direito a Seminário para as cidades candidatas, caderno de encargos, além de visitas e reuniões in loco - o COB anunciou as cidades que receberão as maiores competições estudantis do Brasil nos próximos anos e a cidade de João Pessoa foi contemplada.

Cidades Sedes - Em 2011, João Pessoa (PB) será sede das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos; Joinville (SC) recebe a edição das Escolares para atletas de 15 a 17 anos; e Campinas organiza as Olimpíadas Universitárias – JUBs. Para o ano de 2012, Poços de Caldas (MG) recebe as Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos; Londrina (PR) será sede das Escolares para atletas entre 15 e 17 anos; e Foz do Iguaçu (PR) sedia as Olimpíadas Universitárias - JUBs.

“As Olimpíadas Escolares quanto as Universitárias estão consolidadas no calendário esportivo nacional. Por isso o grande interesse do Convention Bureau e da PMJP em candidatar a cidade de João Pessoa na disputa com diversas cidades em receber esses grandes eventos", disse a presidente do Convention Bureau, empresária Elízia Lopes. "Com a realização das Olimpíadas Estudantis em nossa capital, estamos movimentando a juventude brasileira através da prática esportiva e revelando valores para o esporte de alto rendimento do país”, concluiu.

As Olimpíadas Escolares e Universitárias são os maiores eventos esportivos envolvendo estudantes do Brasil e o processo seletivo das cidades-sedes seguiu moldes semelhantes ao do COI na seleção das sedes olímpicas. Em abril de 2010, o COB organizou um seminário para as cidades interessadas, onde foi distribuído Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares, descrevendo as condições necessárias para um estado ou cidade candidatar-se para sediar o evento, entre normas, regras, prazos e procedimentos de inscrição e participação no processo. Por fim, uma comissão de inspeção visitou a todas as cidades interessadas. Nas visitas, foram realizadas várias reuniões com todas as áreas de interesse, além de inspeções aos locais de competição e equipamentos oferecidos.

“O processo seletivo das sedes obedeceu aos mesmos padrões de excelência observados na organização dos eventos. Tivemos a preocupação especial de atender as equipes de inspeção da melhor forma possível, atendendo as exigências e cumprindo encargos. A cidade de João Pessoa está em condições de realizar uma das melhores edições das Olimpíadas Escolares dos últimos tempos", afirmou o gerente executivo do Convention Bureau da capital paraibana, turismólogo Ferdinando Lucena, que já acumula a experiência de duas edições do evento na cidade.

Lucena explicou ainda que o resultado do evento irá somar receitas importantes a serem injetadas na economia formal da cidade, além de reforçar o fluxo na hotelaria local, reiterando que a função do Convention & Visitors Bureau é incrementar o desenvolvimento econômico e turístico, com o apoio dos órgãos oficiais de turismo, SEBRAE e o trade turístico.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB e direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde tudo começou.

Voltei aqui depois de quase dois anos. Oh como foi tempo viu sem aparecer aqui... Tanta coisa aconteceu de lá pra ca, que mesmo passando trê...