segunda-feira, 17 de maio de 2010

Característica da Artrite no Lúpus

A artrite associada ao lúpus é assimétrica, não deformante e sem lesões erosivas, no diagnóstico por imagem. Acredita-se que ocorre somente em 20 a 30% dos portadores de LES, tanto crianças como adultos. Usualmente, múltiplas articulações são afetadas, sendo mais freqüente as interfalangeanas proximais, as metacarpofalangeanas, os punhos e os joelhos. Nos raros casos, com deformidades no LES, elas são decorrentes de subluxações redutíveis, diferentes das deformidades que ocorrem na artrite reumatóide.

Se um paciente com lúpus queixa-se de dor intensa em uma única articulação (geralmente grande), deve-se pensar na possibilidade de uma vasculite aguda, que obstruiu uma artéria nutriente do osso ou da articulação, devendo-se incluir no diagnóstico diferencial, a necrose avascular e a artrite séptica. Embora a necrose avascular envolva, geralmente as cabeças femural e umeral, outras articulações podem estar envolvidas. A dor ocorre quando se faz o movimento da articulação, mas nessa oportunidade, os sintomas inflamatórios são mínimos. A necrose avascular está fortemente associada ao uso de corticosteróides, mas, raramente pode ocorrer em pacientes com lúpus, que não estejam em uso dessa medicação. Deve-se levar em conta que os corticosteróides podem mascarar alguns dos sintomas da artrite desses pacientes.

A artrite muitas vezes faz com que a doença Lúpus não seja diagnosticada em primeiro momento.Por este motivo que deve-se ter um maior cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde tudo começou.

Voltei aqui depois de quase dois anos. Oh como foi tempo viu sem aparecer aqui... Tanta coisa aconteceu de lá pra ca, que mesmo passando trê...