quinta-feira, 6 de maio de 2010

SaúdeSesau: ação no Dia Mundial do Lúpus 09h34, 06 de maio de 2010‎


A Gerência de Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove na próxima segunda-feira (10) uma programação para marcar o Dia Mundial do Lúpus, com o objetivo de chamar à atenção sobre a doença. As atividades serão desenvolvidas em parceria com Grupo de Apoio às Pessoas com Lúpus (GAPLúpus).
Segundo a gerente de Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Luciana Buarque, a ação será realizada no Hotel Matsubara, a partir das 18h, e contará com palestras, debate e apresentação cultural. O evento será destinado a médicos, psicólogos, assistente social,
fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e portadores da doença.
O GAPLúpus teve início em 2002, a partir de estudos em torno da temática, gênero e psicossomática. Desde então, o grupo vem se reunindo mensalmente, às primeiras quintas-feiras de cada mês, na sede da Sociedade Alagoana de Medicina.
“O objetivo do grupo é oferecer apoio tanto aos pacientes como aos familiares, e também orienta os portadores da doença sobre o acesso à medicação adequada”, informou a presidente do GAPLúpus, Fátima Rosendo.
Doença - O lúpus eritematodo é uma doença crônica, não contagiosa e auto-imune, de causas desconhecidas, que atinge o sistema imunológico, principalmente o das mulheres. Uma pessoa com lúpus desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células, podendo atingir a pele, articulações, rins e outros órgãos. O controle é através de medicamentos, que permitem pacientes que têm lúpus viverem quase que normalmente.


Fonte:www.alagoas24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde tudo começou.

Voltei aqui depois de quase dois anos. Oh como foi tempo viu sem aparecer aqui... Tanta coisa aconteceu de lá pra ca, que mesmo passando trê...